segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Como surgiu o feminismo




FEMINISMO tem como meta a igualdade e a proteção legal as mulheres.


A história do feminismo começar a partir do séculoXIX e inicio do século XX e na segunda década de 1960 e 1970 e na terceira da década de 1990 até os dias de hoje. O feminismo surgiu atráves de movimentos femininos.

O feminismo no Brasil passou por um processo de humilhação, coragem e vitória, a mulher passou pela dominação masculina em os aspectos da vida,passou pela politica que alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino com ou sem o consentimento do marido, mas essa medida foi excluida pois a politica era uma atividade desonrosa para a mulher.

No século XX aconteceu muitos momentos importantes como a greve de 1917, o surgimento do Partido Comunista Do Brasil e a Semana de Arte Mordena,SP.


Berta Lurtz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Femino, aonde lutava pelo voto, pela indepencia, pel liberdade da mulher brasileira, junto com ela a pioneira no feminismo brasileiro Nísia Floresta foi umas das primeiras a se manisfetar no Brasil defendendo a igualdade da mulher, onde conquistarão o apoio de varios politicos,elas foram corajosas e vitoriosas por ter batido de frente a favor das mulheres brasileiras.

A primeira eleitora foi Celina Guimarães Viana em 1933 finalmente a mulher conseguiu ter o direito do voto, a primeira deputada do Brasil foi Carlota Pereira de Queiros.

A mulher é um ser desenhado por Deus,aonde ele teve o cuidado de pensar :

como vou desenhar?

e quando ele terminou de fazer a obra de arte,ele falou: "que ser mais lindo eu criei" .

Deus soube escolher cada detalhe, do simples fio do cabelo, do sorriso mas belo, a pele macia ate chegar as qualidades de uma mulher, a mulher tem esperança, sabedoria,derteminação, coragem e ousadia e entre outras qualidades.


Frase do dia:

Primeiro Deus criou o homem... depois teve uma ideia melhor.










Viva ás mulheres!